Um dos objetivos da gamification é solucionar problemas
através das influências comportamentais dos indivíduos durante a execução de
atividades em processos de trabalho e no uso de sistemas de informação. Quando se utilizam mecanismos de
jogos, um dos fatores psicológicos envolvidos é a motivação. Conforme os
autores, as mecânicas de jogos exercem um fator motivacional sobre as pessoas
que pode influenciar os resultados e as tomadas de decisões.
A motivação pode ser
dividida em duas áreas: intrínseca e extrínseca. A motivação intrínseca está
relacionada a impulso inato, por algo que se deseja fazer; por exemplo, a
curiosidade. A motivação extrínseca é impulsionada para o alcance de
determinado resultado ou recompensa. O autor destaca que pode ser qualquer tipo
de recompensa externa, como, por exemplo, o dinheiro.
Através de pesquisas realizadas a partir da teoria das
necessidades básicas de Maslow, o pesquisador de nome Reiss destacou em seus estudos que quase
todo o comportamento do ser humano é norteado por desejos básicos, onde existe
uma relação entre os desejos intrínsecos e as motivações.
Nas próximas publicações vamos falar sobre os fatores psicológicos e sua relação com os jogos.
Fonte:
1. HÄGGLUND, P. Taking gamification to the next level: A detailed overview of the past, the present and a possible future of gamification. Umea Univeritet, p. 36, 2012
2. REISS, S. Multifaceted Nature Of Intrinsic Motivation The Theory of 16 Basic Desires. Review of General Psychology, 2004.
3. ZICHERMANN, G.; CUNNINGHAM, C. Gamification by Design: Implementing Game Mechanics in Web and Mobile Apps. 1. ed. [s.l.] O’Reilly Media, 2011.
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