sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

GAMIFICATION E SUAS INFLUÊNCIAS PSICOLÓGICAS



Um dos objetivos da gamification é solucionar problemas através das influências comportamentais dos indivíduos durante a execução de atividades em processos de trabalho e no uso de sistemas de informação. Quando se utilizam mecanismos de jogos, um dos fatores psicológicos envolvidos é a motivação. Conforme os autores, as mecânicas de jogos exercem um fator motivacional sobre as pessoas que pode influenciar os resultados e as tomadas de decisões.
A motivação pode ser dividida em duas áreas: intrínseca e extrínseca. A motivação intrínseca está relacionada a impulso inato, por algo que se deseja fazer; por exemplo, a curiosidade. A motivação extrínseca é impulsionada para o alcance de determinado resultado ou recompensa. O autor destaca que pode ser qualquer tipo de recompensa externa, como, por exemplo, o dinheiro.
Através de pesquisas realizadas a partir da teoria das necessidades básicas de Maslow, o pesquisador de nome Reiss  destacou em seus estudos que quase todo o comportamento do ser humano é norteado por desejos básicos, onde existe uma relação entre os desejos intrínsecos e as motivações.
Nas próximas publicações vamos falar sobre os fatores psicológicos e sua relação com os jogos.
 
 Fonte: 

1. HÄGGLUND, P. Taking gamification to the next level: A detailed overview of the past, the present and a possible future of gamification. Umea Univeritet, p. 36, 2012

2. REISS, S. Multifaceted Nature Of Intrinsic Motivation The Theory of 16 Basic Desires. Review of General Psychology, 2004. 

3. ZICHERMANN, G.; CUNNINGHAM, C. Gamification by Design: Implementing Game Mechanics in Web and Mobile Apps. 1. ed. [s.l.] O’Reilly Media, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário